A partir de setembro, só será possível entrar no portal via Acesso Gov.Br ou Código de Acesso. A Receita informa ainda que outros serviços serão agregados ao e-cac

A Receita Federal informa que o acesso direto ao Portal e-cac por certificado digital ou em nuvem ficará disponível somente até a próxima segunda-feira, 31/08.

A partir de primeiro de setembro, o acesso se dará somente via Acesso Gov.Br ou via Código de Acesso. Dessa forma, os acessos por meio do certificado digital necessitarão de conta no Portal Gov.br e atribuição do respectivo selo de confiabilidade.

Desde o dia 2 de julho é possível acessar o Portal e-cac por meio do Acesso Gov.Br. Segundo a Receita, essa implantação universaliza seu atendimento virtual.

O Acesso Gov.Br permite ao contribuinte entrar no Portal e-cac sem a necessidade de certificado digital. Mesmo quem não está obrigado a entregar a Declaração do Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física poderá entrar no e-cac por esse caminho.

A Receita informa ainda que outros serviços virtuais serão agregados ao Portal e-cac.

SOBRE O ACESSO GOV.BR
O Acesso Gov.Br é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, que garante a identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais do governo.

Oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais, ou seja, com um único usuário e senha é possível utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a plataforma de login.

Segundo a Receita, ele fornece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado.
Fonte: Diário do Comércio